domingo, 9 de janeiro de 2011

Tikka Masala + Daal

Quando começámos a pensar nesta odisseia e nas proporções que queríamos que ela tivesse, procurámos algumas agências de viagens que nos apresentavam orçamentos cujo “custo/benefício”, ou melhor, “custo/tempo e experiências espectaculares” era absurdo para as nossas carteiras de juventude em fase pré-laboral. Optámos por meter mãos à obra e tratar do assunto por nossa conta e risco.
Planear uma viagem desta magnitude parece mais difícil do que de facto é. Pode ser dividida em 4 grandes pontos: comprar a viagem de avião, reservar a tour (aconselhado a grupos de número superior a 5), pedir o visto e ir à consulta do viajante.

1. Viagem de Avião
Diversos sites podem ser utilizados para adquirir bilhetes a baixo preço. O que nos sugeriram, e que por experiência parece ser o que apresenta preços mais em conta é o da Skyscanner. Neste link, é possível procurar viagens de avião em diversas companhias aéreas.
Caso se queira viajar com um grupo de 9 pessoas ou mais, não é possível comprar os bilhetes de uma só vez. Por esta razão, consultámos algumas agências de viagens e aquela que nos fez o melhor preço e nos deu a melhor atenção foi a agência de Viagens do El Corte Inglés, com preços equivalentes aos da Skyscanner.
Comprámos a viagem de ida e volta para Nova Deli, Índia, com 4 meses de antecedência.

Resumo: - Skycanner:
- Agência de Viagens El Corte Inglés

2. Tour - Amigos amigos, viagens à parte!
Quando se junta tanta gente para viajar, fica tudo mais facilitado se já se tiver programa no destino. Tivemos a sorte de nos ser sugerida uma agência de viagens holandesa que organiza tours completas, com guia, hotel, transportes e algumas excursões, a preços bastante acessíveis. A Shoestring é uma agência de viagens com características fantásticas: experiências diferentes com preços acessíveis. Tem também a vantagem de dar bastante liberdade ao viajante, para que ele possa desfrutar de diferentes actividades, mesmo sem ser ligadas à agência.
A agência tem diferentes links (shoestring.co.uk; shoestring.eu). O link com o maior número de viagens é o original: http://shoestring.nl/.
Fizemos a reserva com 2 meses de antecedência.

Resumo: - Shoestring (shoestring.co.uk/asia/india/india-nepal-on-a-shoestring) - o programa que fizemos diz não ser necessário levar saco-cama, mas aconselho fortemente que o levem.

3. Visto
A obtenção do visto foi a parte mais complicada…

A forma mais simples de ter o visto da Índia é pedi-lo através de uma agência de viagens. De todas as agências que consultámos (e foram muitas!) a que nos fez o preço mais em conta foi a agência Abreu. Terão de preencher um inquérito longuíssimo, entregar algumas fotos e o passaporte e, além disso, ter um documento oficial carimbado por uma agência de viagens com o vosso percurso, isto porque com este programa da Shoestring são feitas duas entradas na Índia, uma de Portugal e outra do Nepal.

A forma mais barata (metade do preço), é enviar por correio (aconselho que o façam por carta registada com aviso de recepção) os seguintes documentos:
• Passaporte válido por no mínimo 1 ano;
• Formulário de 7 páginas integralmente preenchido e assinado (para turismo exclui-se a parte C);
• 2 fotos originais tipo passe, a cores e recentes
• Reservas dos voos com datas precisas;
• Documento oficial da agência de viagens com o programa no destino
Para: Embaixada da Índia
Rua Pêro da Covilhã, 16
1400-297 Lisboa
Se quiserem, podem apressar o processo se pagarem de imediato com Vale Postal.

Conselho essencial: peçam o visto com mais de 1 mês de antecedência (http://www.indembassy-lisbon.org/pt/emb_history.html)

O Visto do Nepal pode ser adquirido na fronteira, certifiquem-se que levam convosco fotografias tipo passe.

4. Medicina do Viajante: essencial!
Zona Norte:
• Hospital Joaquim Urbano, Porto - telefone 225 899 550
• Hospital S. João, Porto (serviço de doenças infecciosas) - telefone 225 512 100/200
• Centro de Saúde dos Guindais, Porto - telefone 222 002 540 - asbatalha@srsporto.min-saude.pt
• Unidade Operativa de Saúde Pública de Braga - telefone 253 208 260 - dcsbraga@srsbraga.min-saude.pt
• Unidade Operativa de Saúde Pública de Viana do Castelo - telefone 258 801 900 - dcsviana@srsviana.min-saude.pt
Zona Centro:
• Hospitais da Universidade de Coimbra – telefone: 239 400 488
Zona Sul:
• Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Lisboa - telefone 213 627 553 -

Não se esqueçam do pocket money, cerca de 400 euros.

BOA VIAGEM



2 comentários:

Mariana Reis disse...

qraaaande trabalheira Mariana, mas está aqui um bom testemunho!

Filipe disse...

A parte da consulta do viajamte é a mais perigosa porque envolve médicos!